Ray Tracing: os jogos que têm (ou terão) suporte à tecnologia

O Ray Tracing, recurso que deve ser fundamental na próxima geração de consoles, já pode ser visto em PCs com placas de vídeo GeForce RTX. Elas permitem utilizar essa tecnologia em alguns poucos jogos, mas já dá para perceber como isso muda completamente a iluminação e reflexos dos ambientes. Confira abaixo quais jogos disponíveis hoje (e futuramente) têm esse recurso implementado.

Cyberpunk 2077

Um dos jogos mais esperados do ano que vem, fará uso massivo do Ray Tracing. Com locais repletos de luzes e reflexos, “Cyberpunk 2077” tem potencial para mostrar um dos melhores usos dessa tecnologia.


Battlefield V

Um dos primeiros jogos a implementar Ray Tracing e bastante utilizado pela Nvidia para demonstrar essa tecnologia no ano passado. A principal mudança visual são os reflexos, que ficam mais realistas.


Control

Lançado recentemente, “Control” é, provavelmente, o melhor uso de Ray Tracing até agora. Ao contrário de outros jogos, “Control” permite ao jogador escolher quais funções do Ray Tracing quer ativar, o que ajuda caso a performance do PC fique abaixo do esperado.


Metro Exodus

Outro exemplo incrível de boa implementação da tecnologia. A iluminação melhorada faz com que os locais com sombras fiquem verdadeiramente escuros, o que melhora consideravelmente a ambientação. A expansão “Two Colonels” também tem suporte ao Ray Tracing.


Minecraft

Pelo que foi mostrado até agora, Ray Tracing em “Minecraft” será algo de cair o queixo. O ganho da imagem impressiona e promete trazer novos usuários para apreciar os gráficos bem mais elaborados.


Quake II RTX

Com o Ray Tracing, poderemos ver jogos antigos com visuais renovados também. É o caso do clássico “Quake II”, que ganhou vida nova e trouxe a experiência memorável dos anos 90 para os dias atuais.


Shadow of the Tomb Raider

Demorou alguns meses, mas a nova aventura de Lara Croft recebeu Ray Tracing em março deste ano, melhorando razoavelmente a iluminação presente no jogo, fazendo com que sombras mais elaboradas fossem geradas nos cenários.


Stay in the Light

“Stay in the Light” é um jogo de terror em primeira pessoa que atualmente encontra-se no acesso antecipado do Steam. Ele também funciona com placas de vídeo sem o Ray Tracing ainda que a produtora recomende o uso de placas RTX para uma “experiência completa”.


Wolfenstein: Youngblood

O novo “Wolfenstein” será o primeiro jogo da franquia a fazer uso do Ray Tracing das placas GeForce RTX. Infelizmente ele foi lançado sem o recurso, que ainda levará algum tempo para ser implementado no jogo, algo que acontecerá por meio de uma atualização gratuita.


Atomic Heart

Previsto para ser lançado ainda em 2019, “Atomic Heart” é um jogo de aventura em primeira pessoa onde o jogador é um agente especial que trabalha para a União Soviética. Com uma GeForce RTX, poderá testar uma demo técnica que mostra como será o Ray Tracing no jogo final.


Call of Duty: Modern Warfare

O próximo jogo da popular franquia de jogos de tiro chega em outubro com Ray Tracing, uma implementação dará aos gráficos sombras e iluminação mais verossímeis, aumentando o realismo dos cenários.


Doom Eternal

Com o sucesso do reboot de “Doom” em 2016, fãs aguardam novembro para poder jogar mais este jogo da clássica franquia da id Software. O Ray Tracing foi confirmado, mas só será implementado algum tempo após o lançamento.


Dragon Hound

Este novo MMO, que até algum tempo atrás chamava-se “Project DH”, colocará o jogador em um mundo dominado por dragões que precisam ser abatidos por caçadores em montarias. Podemos esperar um uso de Ray Tracing para melhorar os reflexos e sombras do jogo.


Dying Light 2

Com o sucesso de “Dying Light”, uma sequência era inevitável. Além das melhorias na jogabilidade, o jogo contará com um Ray Tracing que, se for implementado da maneira vista em “Metro Exodus”, aumentará consideravelmente a imersão.


Enlisted

“Enlisted” é um MMO de tiro em primeira pessoa com temática da Segunda Guerra Mundial. Ele promete fazer uso do Ray Tracing para retratar com mais realismo visual alguns dos episódios mais importantes daquele período.


Justice

O novo jogo da chinesa NetEase vem para competir com outros gigantes do gênero. Um dos chamarizes para atrair jogadores serão os gráficos melhorados com Ray Tracing, que podem, inclusive, ser vistos por meio de uma demo disponibilizada pela Nvidia.


JX3

Um MMO chinês que talvez nunca vejamos por essas bandas. Remake do jogo de mesmo nome, lançado em 2009 e bastante popular na China, foi um dos primeiros jogos a confirmarem a utilização do Ray Tracing.


Mechwarrior 5: Mercenaries

As batalhas no próximo “Mechwarrior” prometem ser mais as realistas de toda a franquia, em parte graças ao Ray Tracing. Certamente teremos novidades até a chegada do jogo, previsto para dezembro.


Synced: Off Planet

Mais um título da gigante chinesa Tencent, desta vez focado no multiplayer competitivo e cooperativo com suporte para +50 jogadores. A promessa é entregar um dos mais incríveis usos do Ray Tracing, melhorando as sombras e reflexos do jogo.


Vampire: Bloodlines 2

Sequência do aclamado RPG de 2004 chega ano que vem para dar continuidade à guerra entre as diversas facções de vampiros, com o Ray Tracing vindo para dar mais realismo aos cenários.


Watch Dogs: Legion

Um dos mais ambiciosos jogos da Ubisoft, que permitirá ao jogador controlar praticamente qualquer personagem no mundo aberto do game. O Ray Tracing visa ampliar os detalhes da cidade e melhorar drasticamente a aparência dos reflexos, sombras e iluminação.

Lançado “Smash and Grab” o 2o. curta da SparkShorts

Dirigido por Brian Larsen e produzido por David Lally a história trata de dois robôs antiquados que, depois de anos de trabalho duro na sala de máquinas de uma locomotiva imponente, arriscam tudo pela liberdade.

O primeiro curta “Purl” estreou semana passada conforme divulgamos aqui no blog.

O terceiro e último curta “Kitbull” será lançado no próximo dia 18 de fevereiro. Dirigido por Rosana Sullivan e produzido por Kathryn Hendrickson conta a história de uma conexão improvável entre duas criaturas: um gatinho vadio ferozmente independente e um pit bull. Juntos, eles experimentam a amizade pela primeira vez.

Estas três primeiras produções e as próximas da SparkShorts estarão disponíveis no Disney+, o serviço de streaming direto ao consumidor da Walt Disney a ser lançado nos EUA até o final de 2019

“Purl” a estreia da incubadora de talentos da Pixar

“Purl” é o primeiro de 3 curtas criados pela iniciativa experimental SparkShorts, a incubadora de talentos da Pixar que tem como missão descobrir novos contadores de histórias, explorar novas técnicas de narração além de servir como laboratório de testes para novos softwares e fluxos de produção.

Dirigido por Kristen Lester, uma jovem animadora que baseou o roteiro em sua própria vivência, o curta apresenta uma bola de lã, que consegue um emprego em uma start-up centrada no sexo masculino de alta energia e ritmo acelerado. As coisas começam a se desenrolar quando ela tenta se encaixar no grupo e posteriormente se pergunta até onde está disposta a ir para conseguir a aceitação que tanto anseia num ambiente corporativo dominado por homens.

Outra produção, já finalizada, é “Smash and Grab” e estará disponível dia 11 de fevereiro. Dirigido por Brian Larsen e produzido por David Lally trata de dois robôs antiquados que, depois de anos de trabalho duro na sala de máquinas de uma locomotiva imponente, arriscam tudo pela liberdade.

O último curta a ser lançado dia 18 de fevereiro chama-se “Kitbull”. Dirigido por Rosana Sullivan e produzido por Kathryn Hendrickson conta a história de uma conexão improvável entre duas criaturas: um gatinho vadio ferozmente independente e um pit bull. Juntos, eles experimentam a amizade pela primeira vez.

Estas três primeiras produções e as próximas da SparkShorts estarão disponíveis no Disney+, o serviço de streaming direto ao consumidor da Walt Disney a ser lançado nos EUA até o final de 2019.

MODO Black Friday Exclusive

Como única e exclusiva representante Foundry | MODO na América Latina a R3F oferece a promoção mundial Black Friday com o preço reduzido em 30% para as licenças Subscription anuais e 15% nas licenças Maintenance de atualizações. A venda começa na próxima sexta-feira, 23 de novembro, às 00:00 e termina às 23:59 da segunda-feira, 26 de novembro, ambos horário de Brasília.

Não perca esta excelente oferta que inclui:

  • O mais recente lançamento Modo 12.2 v1 repleto de melhorias e novidades de modelagem, animação e renderização

  • Acesso ao conteúdo premium do Modo, incluindo webinars do Modonaut Monday com especialistas do setor e tutoriais premium

  • 12 meses de atualizações adicionais e novos lançamentos

  • Acesso antecipado a lançamentos beta e visualizações de novas tecnologias como o AMD Radeon ™ Pro Render

Para quem possui uma versão mais antiga do MODO esta é a sua chance de atualizá-la pelo período de 1 ano e com todos os direitos descritos acima com 15% de desconto.

TERMOS E CONDIÇÕES

  • Limitado a 1 licença por usuário.
  • Redução de 30% aplicável para as licenças Subscription
  • Redução de 15% aplicável para as licenças Maintenance

Solicite aqui sua proposta comercial utilizando o codigo promocional “BLACKFRIDAY” para garantir os descontos durante esta promoção!

R3F Team

Conteúdo Premium MODO 3D

Em sua constante missão de inovar e agregar valor aos seus produtos a Foundry anuncia o MODO Premium Content, um espaço digital de aprendizagem onde será disponibilizado regularmente vasto material didático do MODO. São video-aulas, mini cursos, arquivos de estudo, tutoriais completos e webinars ao vivo e gravados com dicas, truques e workflows, tudo ministrado por profissionais do mercado, evangelistas, estúdios usuários do software além da própria Foundry Team.

Os treinamentos abrangem diferentes níves de dificuldade e vão desde tutoriais básicos, para usuários iniciantes, até técnicas e propostas de exercícios mais avançados para aqueles que já utilizam o MODO e querem melhorar cada vez mais!

A diversidade de segmentos também foi e será levada em conta. Assim é possível encontrar treinamentos específicos para produção de Games Assets, Impressão 3D, Design de Personagem ou Renderização Arquitetônica, Design de Embalagens entre várias outras áreas. Outros targets específicos serão incluídos para atender a extensa variedade de aplicações do MODO por clientes das mais diferentes areas de atuação tais como design de calçados, automotivo, importação de arquivos criados em softwares de engenharia, packshots renders etc.

Neste mesmo espaço os webinars da “Modonaut Monday” serão transmitidos ao vivo e armazenados para serem assistidos onde e quando você quiser. Já estão disponíveis 2 títulos que foram transmitidos anteriormente, o MeshFusion in Depth e também o MeshFusion Advanced Techniques. São mais de 2 horas de muito conteúdo, explicações, dicas e exemplos ministrada por Ed Ferrari, da Foundry Team.

E é com o próprio Ed Ferrari que o próximo webinar já está agendado! Será dia 6 de agosto, às 15h (horário Brasil) com o tema Shader Tree – Overview and Basics.

“O Shader Tree é um poderoso sistema do MODO no processo de texturização de superfícies. Neste Webinar da Modonaut Monday vamos rever todos os seus fundamentos abordando detalhes de seu funcionamento, recursos que o tornam extremamente útil além de discutirmos por que ele é tão exclusivo!”

Tópicos que serão abordados neste webinar:

  • Shader Tree – Order of Evaluation
  • Material Layers
  • Shaders
  • Constant Layers
  • Material Groups and Polygon Tags
  • Render Outputs
  • Selection and Filtering Options
  • Gradient Layers and the Graph Editor
  • Drivers
  • And More…

E vem mais por aí! Já estão sendo organizados os assuntos das próximas edições. São eles:

  • Procedural Modeling
  • Direct Modeling Basics
  • Smoothing Groups, Normals and Baking
  • UVing
  • Modo Lights

Quer mais? Para completar o acervo também estão inclusas algumas das coleções já lançadas desde a época da Luxology até as versões mais recentes que ainda são vendidas separadamente. Apesar de alguns vídeos mostrarem versões anteriores do software, eles ajudam e muito os usuários iniciantes mostrando fundamentos inalterados de modelagem, animação, render entre tantas outras técnicas atemporais que continuam totalmente funcionais.

O MODO Premium Content é gratuíto, exclusivo para clientes Foundry que possuem licenças Subscription ou Maintenance do MODO. Para todos os demais usuários que possuem versões antigas ou ainda estão experimentando a versão TRIAL lembramos que a Foundry disponibiliza, de forma aberta e irrestrita, mais de 1400 vídeos no Vímeo e +1000 em seu canal do YouTube. Outra opção são os tutoriais pagos que a R3F, como representante oficial do MODO na América Latina, também comercializa no Brasil.

Bons estudos!

R3F Team

Feira do Empreendedor | Sebrae

Estivemos ontem na Feira do Empreendedor|Sebrae e devo dizer que foi uma experiência bastante interessante a qual recomendo a todos os nossos clientes e parceiros, independente de cargos ou profissões.

A Feira é imensa, 40.000m2(!) bastante diversificada e com muitas oportunidades de negócios. Desde um corredor exclusivo para impressão 3D, com umas 20 marcas diferentes, até dezenas de agências digitais e estúdios de apps, games e VR. Uma ótima oportunidade para expandir seu networking e atualização profissional, melhor entender nosso cenário econômico, aguçar a visão sobre oportunidades de negócios e empreendedorismo.

Outro grande setor é o de máquinas para autônomos e pequenos empresários. Nele você encontra pequenas linhas de produção de tudo que imaginar: de bonés a calçados, de móveis a acessórios para autos, de máquina de coxinhas a marmitas fit. A variedade de produtos realmente impressiona!

Praticamente todas as instituições financeiras estavam presentes oferecendo seus produtos e linhas de créditos de todos os tamanhos que variavam de $500 até 1 milhão. Grandes empresas nacionais e multinacionais, dos mais variados segmentos, ofereciam palestras sobre tudo: finanças, investimentos, parcerias, estratégias, marketing, negociação, inovação, rodada de negócios além de muitos jogos e simulações. Tudo acontece o dia todo simultaneamente em dezenas de salas, obviamente todas gratuitas!

Outra parte da feira que chamou nossa atenção foi o de franquias com oportunidade de investimentos para todos os bolsos e também o de novos negócios com inventores, startups e incubadoras, apresentando uma infinidade de oportunidades ainda em fase embrionária a procura de sócios, idéias e investimentos.

Vale muito uma visita e estaremos presentes em todas.

Fica a dica para as próximas edições 😉

NikeLab Dunk Lux Chukka x RT

Uma série de imagens foram criadas pelo motion studio Ditroit.it para o lançamento da nova versão “Chukka” do calçado Dunk Lux, resultado da parceria entre a NikeLab com o fashion designer Riccardo Tisci. Entre os diversos softwares utilizados destaque para a modelagem totalmente feita no MODO com renderização em Octane.

Os modelos icônicos de sapatilhas foram recriados usando elementos distintivos da cultura pop contemporânea, marcando assim o vínculo inegável entre os esportes e o estilo de rua high-end de Riccardo Tisci. Esses modelos também foram apresentados no curta-metragem “We believe in the power of love” durante a campanha Dunk Lux.

 

 

 

(clique p/ ampliar)

Links Relacionados

R3F distribuidor exclusivo MODO na América Latina
Octane
Ditroit
Riccardo Tisci