Nei Ramos é um experiente ilustrador 3D que vem cada vez mais se especializando na criação de imagens de alimentos largamente utilizados em embalagens e também em peças publicitárias. Nei divide seu tempo entre sua cidade natal, Joinville, no Sul do Brasil, e Alessandria, na Itália, onde trabalha em um pequeno estúdio familiar ao lado de sua esposa e filho.
Nei começou sua jornada artística como um ilustrador de aerógrafo tradicional e ao longo de sua carreira fez a transição para imagens digitais. “Desenvolvi técnicas de efeitos 3D realistas usando Photoshop. Posteriormente, decidi aprender 3D para ter mais possibilidades criativas. Em 2010, fiz um curso na R3F Digital Design, em São Paulo, aprendendo o MODO 3D.”
“O que eu realmente amo no 3D é o processo de tentar descobrir como criar uma imagem realista. No início, fui especialmente desafiado pela modelagem e texturização. UV sempre foi um desafio, mas minha frustração de não obter uma iluminação convincente na renderização final realmente me irritou.”
Nei escolheu concentrar suas habilidades na visualização de produtos. Ao longo dos anos, os alimentos se tornaram uma especialidade e o portfólio de Nei é um catálogo “lotado” de delicias.
“Hoje me dedico a trabalhos que envolvam imagens de comida. Adoro trabalhar com comida. Quando sou chamado para outros projetos sempre avalio se tenho habilidades suficientes e às vezes recuso.”
“Os principais ingredientes que fazem um grande e bem-sucedido artista 3D são paciência, experimentação, observação e o conhecimento inclusive para aceitar quando apenas o 3D não é suficiente para resolver uma necessidade ou problema. Habilidades de pós-produção são obrigatórias, assim como um olhar para os detalhes.”
Uma empresa familiar
Nei e sua família desenvolveram um forte fluxo de trabalho para a criação de imagens de alta qualidade. Soraia, esposa de Nei, é responsável pela fotografia, enquanto seu filho João trabalha também como artista 3D.
“A Soraia me ajuda com fotos de produtos, texturas e referências que fazem a diferença na produção final. O João sempre me viu trabalhar e desde cedo se interessou pelo Cinema 4D e Blender. Hoje trabalhamos juntos, compartilhando experiências de aprendizagem que nos ajudam muito no processo. Tem sido uma ótima experiência. “
“Nosso fluxo de trabalho mudou muito em termos de obter bons resultados em menos tempo. Usamos o MODO 3D e o ZBrush para modelagem, Substance Painter para texturização, Blender, Cinema 4D com HDR Light Studio, Redshift para renderizações e Photoshop para acabamento. Meu favorito de fato é o MODO 3D, utilizado não só para a modelagem, mas também no processo de pré-visualização.”
Nei escolheu HDR Light Studio por causa de sua facilidade e conveniência. “Quando vi que era possível pintar luz de uma forma fácil e rápida, decidi imediatamente experimentar e adorei os resultados. O tempo que levei para chegar ao resultado pretendido foi muito mais rápido do que os métodos anteriores, e a experiência também foi muito divertida.”
Nei concorda que o uso do HDR Light Studio ajudou a melhorar suas habilidades de iluminação. “Desde que usei o software, comecei a prestar mais atenção à fotografia do produto. A vantagem de usar o HDR Light Studio, em comparação com outras opções de iluminação, são os resultados praticamente imediatos . Esse é, sem dúvida, o grande diferencial. “
O caminho para o sucesso como freelancer pode ser difícil, mas a capacidade de ter controle e independência é favorecida por diversos fatores. Nei e sua família veem vantagens e desvantagens:
“A liberdade de escolher em quais projetos você quer trabalhar é a grande vantagem do freelancer. O desafio é que temos que resolver todos os problemas sozinhos, desde eventuais incidentes com documentos até finanças e gestão de equipamentos.”
3D Keto Bar Achieve/DE
Um dos projetos mais marcantes de Nei foi produzir a arte para a barra de energia sustentável cetogênica ACHIEVE / DE onde Nei usou 3D para distinguir as camadas de chocolate, caramelo e coco para um efeito de dar água na boca.
“Neste projeto os pontos de iluminação ajudaram a realçar as ondas no chocolate e principalmente o brilho do caramelo. Consegui uma saturação exagerada que trouxe um efeito interessante. Demorei um dia inteiro testando diferentes renderizações para encontrar o resultado ideal.”
Desenvolvimento contínuo
Nei está empenhado em desenvolver ainda mais seu ofício, experimentando novas técnicas e softwares. O seu objetivo para 2021 é continuar a aprender, ao mesmo tempo que se diverte com as diferentes tecnologias 3D.
“Atualmente, o 3D está em meu processo diário, mas ainda acho que tenho muito a aprender e explorar. Tenho usado e aprendido o ZBrush e estou apaixonado por suas possibilidades.”
“Como artista, quero desenvolver minhas habilidades de desenho com a prática. Quero observar o comportamento da luz e ser menos restrito para não ter que resolver todos os problemas inteiramente em 3D. Muitas vezes, combinar imagens reais com digitais pode ser melhor para sua composição final. “
Confira o Behance de Nei Ramos para ver mais de seus deliciosos render.