Modelar com Quads ou Tripolys?

Versão adaptada, baseada no artigo original publicado na Digital Tutors

monster

Afinal devemos usar Quads ou Triangles em nossas modelagens? Ainda que muitos dizem que é apenas uma questão de preferência, existem sim vantagens importantes para o uso de Quads ao criar os seus modelos. Não que esteja errado ou seja o fim do mundo – ou do seu modelo – se você usar ambos, mas na indústria e grandes estúdios recomenda-se utilizar o menor número possível de Triangles não só por questões de padronização, mas também para evitar eventuais dores de cabeça.

Para um modelador basicamente existem apenas três tipos de polígonos que realmente importam:

Quads (Quadpolys ou Quadrilaterals)
O polígono “padrão”, mais utilizado e equilibrado, composto de quatro arestas (edges).

quads

Tris (TriPolys ou Triangles)
O polígono mais simples, composto por três arestas (edges).

triples

N-Gons
Polígono constituído por cinco ou mais arestas (edges). 

ngons

Mas afinal, por que escolher Quads?
Primeiramente porque o wireframe do modelo terá uma aparência limpa, o que tornará a navegação e edição mais fácil. Ao se utilizar Quads cria-se uma malha fluída, bem mais fáceis de acompanhar sua evolução geométrica através do modelo. Optar por Quads torna-se também mais produtivo quando se trabalha em equipe e um mesmo modelo é alterado por diferentes profissionais. É muito mais fácil converter uma malha composta por QUADs para Triangles do que o inverso.

Edge Loops
São basicamente um ciclo ou caminho geométrico contínuo. Se você seguir um caminho no sentido de 2 vértices selecionados, você retornará naquele mesmo vértice de partida. Os Edge loops, além de úteis para adicionar detalhes como rugas ou dobras, podem ser usados ​​para ajudar a definir o quanto suave ou definida uma borda pode ser. Um Edge loop geralmente não ocorre numa malha formada por Triangles onde existe quebras de caminhos e não há um fluxo natural geométrico a ser percorrido.

robot

Subdividing
Ao subdividirmos Quads os resultados são bastante previsíveis. Temos a malha composta de linhas e colunas bem definidas sendo fácil visualizarmos como e onde os polígonos serão subdivididos. Por outro lado ao subdividir Triangles a malha tende a ficar confusa ou no mínimo não intuitiva, sem um fluxo geométrico visual para o modelo.

Sculpting
Se você pretende adicionar pequenos detalhes extras em seu modelo através de softwares específicos de escultura, tipo Zbrush ou MudBox, então o melhor é evitar triângulos e ao mesmo tempo manter seus Quads uniformemente espaçados. Dependendo do modelo, podemos subdividir a geometria 4 ou 5 vezes deixando facilmente seu modelo com mais de um milhão de polígonos e como foi referido anteriormente é mais fácil prever tal subdivisão ao se optar por Quads. Outra vantagem é que eles facilitam a construção de uma versão Low Poly oferecendo o uso de Edge Loops para realçar os suavizar características do modelo.

Smoothing
Se você busca uma geometria suave considere que Triangles e N-Gons exagerados tendem a produzir pequenas rugas e anomalias na superfície da malha. Isso acontece por conta de diferentes tensões ao se aplicar SubPatch , quantidade / distribuição desigual de vértices ou até eventuais assimetrias.

Animation
Os Quads produzem deformações mais limpas. Normalmente os animadores se concentram em áreas de flexões e deformações, como joelhos, cotovelos e punhos otimizando a malha nestes pontos para facilitar o processo rig e animação. Com Quads tal tarefa torna-se fácil uma vez que, como já foi dito, permitem a criação e manipulação de Edge Loops vitais para um melhor controle nestas regiões. As malhas triangulares por sua vez são complicadíssimas de se controlar e tendem a produzir ângulos agudos indesejáveis quando deformadas.

Modelos Hard Surface
Ao se modelar objetos e modelos Hard Surface a preferência ainda é a utilização de Quads novamente pela facilidade proporcionada pelos Edge Loops. Mapeamento de texturas UV também ficam mais fáceis e intuitivos ao se utilizar Quads principalmente porque estes oferecem a possibilidade de emendas lineares.

audi

Modelos com malha Tripolys em Games
Triângulos não são absolutamente ruins, mas precisam serem usados com cuidado e estratégia. Quando usá-los em modelos orgânicos é melhor escondê-los onde não serão visíveis ou em áreas onde não haverá deformações. Haverá momentos em que malhas triangulares serão necessárias, um exemplo são os assets e personagens utilizados em games. Nestes casos, a maioria dos artistas ainda preferem trabalhar em Quads e posteriormente converter o modelo final para uma malha feita de TriPolys.

triangles

Christmas and New Year Image Contest

contest

Aos poucos chegamos à época mágica de natal e também ao já tradicional Holiday Image Contest, de Ano Novo! Esta será uma competição rápida. O Image Contest de Halloween foi um sucesso, vamos ver se podemos superá-lo em participações.

Para aqueles não familiarizados, algumas informações. A cada ano a The Foundry realiza um concurso convidando artistas a utilizarem seus softwares para criarem imagens inspiradas nesta época natalina e de ano novo. Todo o desenvolvimento das imagens é uma ótima oportunidade para aprender e ensinar, entender o processo evolutivo de um concept inicial até a apresentação final e coletar dicas importantes de todos os demais participantes. Entre todas as imagens submetidas uma será considerada vencedora, será transformada em um e-card e enviado para os todos os nossos clientes, revendas e amigos da indústria. Seu autor receberá uma cópia do NUKE X !!!

Vamos aos detalhes…

Sua tarefa
Criar uma imagem para impressão que a The Foundry possa usar como e-card de final de ano. Esta imagem será utilizada em material promocial e amplamente divulgada nas mídias especializadas e enviada para os nossos amigos e colegas nesta temporada de férias. Os softwares primários utilizados na criação da imagem devem ser produtos da The Foundry como o MODO 3D, Nuke, Katana ou Mari (por exemplo). Caso você não tenha algum deles poderá se utilizar de uma cópia trial baixada no site da The Foundry.

Você deve postar o concept do seu trabalho no Forum Work in Progress da The Foundry para que outros membros da comunidade possam ver o seu progresso. Isso é tudo sobre aprender uns com os outros, dar e receber dicas, compartilhar técnicas e conhecimentos! Após a conclusão da imagem esta deverá ser postada como terminada. A imagem deve ser exclusiva, criada exclusivamente para este concurso e nenhum trabalho já publicado anteriormente será aceito.

Datas
Começa 19 de novembro de 2013 e se encerra dia 18 de dezembro de 2013, 11:00 PST Os vencedores serão anunciados no dia do concurso de fechamento.

Prêmios
As imagem vencedora será destaque no site da The Foundry e estará em no cartão oficial de boas festas da empresa além de ser amplamente divulgado em redes sociais e mídia especializada. O autor receberá uma cópia node-locked da NUKE X

Entregas
Sua imagem pode ser usada em diferentes mídias e veículos, então se certifique que é de resolução suficiente para impressão. Na data de encerramento do concurso certifique-se de postar a imagem final bem como sua ficha técnica completa.

Uso da imagem
O autor nos concede a publicação e os direitos de distribuição de qualquer imagem e/ou animação enviada para este concurso. A imagem continuará pertencendo ao seu autor e o mesmo será creditado pelo seu trabalho. Produtos The Foundry devem ser os principais softwares usados para criar a sua imagem de participação.

Outras observações
O software concedido como prêmio não pode ser revendido ou redistribuído sob quaisquer circunstâncias. Caso o autor já possui o prêmio, outro produto de valor equivalente será oferecido. A imagem não devem ser ofensiva, por favor use o bom senso.  A The Foundry reserva-se o direito de modificar o concurso, conforme necessário. Pode ser solicitado os arquivos objetos para fins de verificação. As inscrições devem ser criadas especificamente para este concurso e as imagens devem ser exclusivas.

Boa sorte a todos os participantes!
R3F Team

Na dúvida apague o CFG

Então de repente você percebe que o modo está se comportando de forma estranha, handles desapareceram ou um comando não funciona como deveria. Calma, fique tranquilo, você não vai precisar reinstalar o software. O MODO 3D, diferente de todos os outros softwares 3D, é totalmente configurável em praticamente todos os seus comandos, interface e responsividade interna. Tal poder e liberdade pode raramente criar situações intrínsecas de configuração que pedem que o software seja “resetado” para seu estado de instalação inicial. Desta forma, a maioria dos raros problemas são resolvidos simplesmente apagando o arquivo de configuração do MODO. Proceda da seguinte forma:

  1. Feche o modo
  2. Certifique-se de estar com os privilégios de administrador
  3. Configure o sistema para exibir todas as pastas escondidas
  4. Apague o arquivo num dos respectivos caminhos.
    Considere N o no. da sua versão (701, 601, 501… etc):

Windows XP: C:\Documents and Settings\Username\Applicationata\Luxology\modoN01.cfg

Windows 7: C:\Users\Username\AppData\Roaming\Luxology\modoN01.cfg

Windows 8.1: C:\Users\Username\AppData\Roaming\Luxology\modoN01.cfg

Mac OS: HD:\Username\Library\Preferences\com.luxology.modoN01

Mac OS 10.7 (Lion) e 10.8 (Mountain Lion): Nestas versões a Apple escondeu a pasta “User Library” que passou a não ter um acesso direto. A intenção foi boa: evitar que usuários leigos entrem por ali e apaguem alguma pasta/arquivo importante para o funcionamento de algum aplicativo — ou até mesmo do sistema em si. Só que muitos usuários intermediários/avançados gostam de ter acesso à pasta Biblioteca. Para acessá-la siga os passos abaixo:

  1. Abra o Finder do sistema
  2. Com a tecla ALT pressionada vá no menu “Go”
  3. Aparecerá o atalho “alias” para a pasta Library que deverá ser clicado (figura abaixo)

user_library

Mac OS Mavericks:  Aqui a Apple nos devolveu a opção de deixar essa pasta sempre visível. Para isso, clique no Finder e, no menu superior, vá em Ir » Pasta Pessoal (ou, com o Finder selecionado, use as teclas de atalho Shift + Command + H). Feito isso, escolha a opção de visualização Ícones ou Lista, clique com o botão direito em cima do fundo branco e escolha a opção “Mostrar Opções de Visualização”. Depois, basta ativar a opção “Mostrar a Pasta Biblioteca”.

Mas e se o usuário não utilizou as pastas defaults sugeridas durante a instalação do modo? Muito simples:

  1. No modo, basta clicar no menu System > Open User Scripts Folder
  2. O comando abrirá o Explorer (ou o Finder, no Mac OS)
  3. Suba um nível na hierarquia de pastas para achar o aquivo .CFG
  4. Apague o arquivo

R3F Team