Open 3D Model Viewer

open3D_shot1

É muito comum os profissionais de 3D trabalharem com vários softwares e diferentes formatos de arquivo. Assim, uma dica é ter uma ferramenta que permita explorar e visualizar os modelos 3D no seu HD com agilidade e rapidez. Nesta categoria um dos software disponíveis, totalmente free, é o Open3mod.

Baseado na Open Asset Import Library o Open3mod é capaz de abrir mais de 40 formatos de arquivos diferentes incluindo OBJ, 3DS, BLEND, STL, FBX, DXF, LWO, LWS, MD5, MD3, MD2, NDO, X, IFC, Collada entre dezenas de outros incluindo é claro a extensão LXO do MODO 3D.

O software ainda está na versão 1.0, mas é bastante rápido e estável sendo uma ferramenta prática para os profissionais de 3D que muitas vezes se deparam com diferentes formatos de arquivo durante o dia-a-dia. Sua interface é baseada em guias e permite abrir várias cenas ao mesmo tempo. A visualização em 3D podem ser divididas em até quatro viewports em diferentes eixos através de 4 tipos de câmera independentes em diferentes modos: Wireframe, Bounding Box, Normal Vectors e Skeleton. Também é possível alterar a posição da fonte de luz, habilitar texturas e shading light.

open3D_shot2

Outro recurso útil é a reprodução de animações esqueléticas nos arquivos 3D inclusive com opções de variar a velocidade de reprodução e inspecionar transformações. Além das possibilidades e explorar o modelo, hierarquias, bones e animações o programa também mostra todas as imagens utilizadas nas texturas e materiais utilizadas no projeto.

Nesta 1a. versão já é possível exportar as cenas abertas para os formatos OBJ, PLY, 3DS, Collada e STL, inclusive com a opção de tradução de eixos, enquanto as texturas podem ser salvas em PNG, JPEG, TGA entre outras. O software vem com alguns modelos de exemplo, inclusive animados, para testarmos seus recursos. Como pontos positivos destacamos que o software é muito leve e rápido, totalmente gratuíto, com versões para 32 ou 64 bits. O ponto negativo é ainda não ter disponibilidade para MAC.

 

Links relacionados:

OPEN 3MOD

Salvar